PROJETOS DE AGÊNCIA VENCEDORES
SALÃO ARP 2023

Nesta edição, o Salão ARP recebeu a inscrição de 270 cases – 120 a mais em relação ao último ano. Para chegar à lista dos melhores projetos , uma comissão julgadora formada por quase 70 profissionais avaliou os trabalhos participantes. Todos eles atuam fora do Rio Grande do Sul, medida que busca garantir a idoneidade e isenção do júri.

Associação Riograndense de Propaganda (ARP) reconheceu os melhores trabalhos realizados ao longo do ano com o ”Prêmio Projetos de Agências 2023”. Realizado em conjunto com o Salão, a gratificação foi entregue nas diversas categorias através do certificado ouro, prata e bronze.

Confira abaixo os projetos vencedores de 2023.

Projetos de Agência - Projetos E/S/G


Dia Mundial da Alfabetização

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: Com o propósito de fomentar a alfabetização, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituíram, em 1967, o dia 08 de setembro como o Dia Mundial da Alfabetização. O processo da aprendizagem de ler e escrever (alfabetização) está diretamente relacionado com o desenvolvimento de um país, conforme indicam pesquisas na área. Quanto mais pessoas analfabetas, menor é o índice de desenvolvimento econômico e social. O Inter, como o Clube do Povo, sempre preocupado e atuante em causas sociais como essa, não poderia deixar de conscientizar o público sobre a importância da alfabetização. Era preciso destacar e valorizar um tema capaz de transformar a vida das pessoas.



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MENOS CO2 NO MUNDO. A PUCRS FAZ ACONTECER.

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: A PUCRS tem uma atuação social que vai muito além da Universidade, com diversas ações que transcendem o ambiente acadêmico e fazem a diferença para a comunidade e o mundo, proporcionando além do ensino, saúde, cultura, lazer e impacto ambiental. O conceito "Faz Acontecer" traduz essa essência, reforçando o papel da PUCRS enquanto agente de transformação: uma marca que através de ações concretas impacta na vida das pessoas.



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Manda a Real 2023

Empresa: Eyxo

Defesa: Como aproximar o mercado da comunicação com a comunidade e construir pontes de impacto positivo através da potencialização das histórias locais? É com essa provocação que o Manda a Real nasceu em 2019. O Manda a Real é um projeto social da Eyxo onde usamos nossas competências na criação de projetos audiovisuais para levar conhecimentos e especialidades da empresa para jovens de comunidades periféricas como forma de inclusão e acessibilidade a meios de formação profissional. O projeto tem duas premissas principais: 1. Materializar Histórias - Através da colaboração entre o ambiente corporativo e a comunidade, buscamos dar visibilidade a exemplos inspiradores de pessoas reais, pertencentes aos bairros e localidades da sede da empresa, que fica em Porto Alegre. 2. Impulsionar Bons Exemplos - Queremos impulsionar histórias reais, contadas por pessoas reais, que impactam de forma positiva suas comunidades e inspiram novos sonhos, mesmo em cenários desafiadores. Com edições realizadas em 2019 e 2022, realizamos documentários que contam as histórias de protagonistas de comunidades que através de suas ações e forças de vontade impulsionam bons exemplo. Mas em 2023 queríamos amplificar ainda mais esse impacto. Motivados em fazer o projeto crescer ainda, esbarramos na pergunta: como aumentamos a visibilidade do projeto e consolidamos o impacto dele num formato que conversa mais com os participantes? A resposta é simples: construindo ainda mais pontes.



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Projetos de Agência - Performance/Dados


Hub de Professores

Empresa: Global

Defesa: O Sebrae RS, autoridade quando se trata de empreendedorismo, conta com diversas soluções sobre o tema, incluindo iniciativas voltadas para desenvolvimento de habilidades empreendedoras na educação. E quando se trata de educação, visa desenvolver o empreendedorismo no meio. Os professores são os agentes de transformação da educação, então as soluções de Educação Empreendedora do Sebrae RS têm o objetivo de apoiar os educadores em sua missão de formar alunos que sejam protagonistas de seus projetos de vida. O Hub de Professores é uma das soluções de Educação Empreendedora do Sebrae RS. Uma plataforma colaborativa que proporciona um ambiente digital de conexão entre educadores para troca de ideias, ferramentas e planos de aula para usar na prática, focando no desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores. Apesar de entregar soluções alinhadas aos desafios dos professores, o Hub de Professores não é muito conhecido por esse público, e havia a meta de 7 mil professores atendidos via Hub a ser batida.



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Campanha do Vestibular de Verão 2023

Empresa: Moove

Defesa: A Udesc é uma renomada instituição de ensino superior. Fundada em 1965, a universidade possui uma sólida história de comprometimento com a excelência acadêmica e o desenvolvimento da região. Com 13 centros de ensino espalhados por 10 cidades de Santa Catarina, a universidade desempenha um papel crucial na formação de profissionais qualificados e no fomento à pesquisa e inovação, assim como no progresso cultural, social e econômico do Estado. Em todo o Brasil, as matrículas nas universidades públicas reduziram 6,4% de 2019 para 2020, o primeiro ano de pandemia, segundo dados do censo do ensino superior. A última queda, de 3,2%, tinha sido entre 2011 e 2012. Em meio a este quadro de retorno às aulas presenciais pós-pandemia, aliado a um processo de retração econômica no país, surge o desafio de elevar o interesse na participação do Vestibular de Verão 2023 da Udesc, a Universidade do Estado de Santa Catarina. Sendo assim, os principais objetivos da campanha foram criar conexão com os vestibulandos e transmitir as qualidades da universidade em questão, bem como orientar os candidatos em relação ao processo de inscrição e dar mais visibilidade aos cursos e à infraestrutura oferecida pela Udesc. Por fim, além de valorizar a universidade, foi elencado pela Udesc o desafio de ultrapassar o total de número de inscritos dos últimos anos e superar o nível de baixa adesão ao vestibular durante a pandemia.



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Campanha de Performance SKYFLD

Empresa: SPR

Defesa: Um os primeiros desafios recebidos pela SPR para atender a HELM do Brasil, e que nos credenciou a sermos a sua agência de comunicação de forma integral, foi uma campanha de performance para divulgar a sua plataforma de agricultura de precisão, SKYFLD, e captar leads qualificados para seu aplicativo. Após o desempenho, a agência passou a atender a HELM do Brasil no modelo full service em trabalhos de comunicação. O problema de comunicação: a HELM do Brasil é uma multinacional alemã fundada em 1900 e que está presente em mais de 30 países, com foco em soluções para agricultura – como fertilizantes e defensivos agrícolas –, além de demais produtos químicos. A empresa também conta com o SKYFLD, uma plataforma de agricultura de precisão independente para agricultura moderna. Com o aplicativo, os agricultores podem monitorar sua lavoura, planejar suas atividades semanais e dividir informações com sua equipe de confiança. Assim, a SPR recebeu o desafio de divulgar a plataforma SKYFLD em uma campanha de performance para impulsionar a adoção da ferramenta. Os objetivos estratégicos para o trabalho eram 1. Aumentar as visitas na página do site do app SKYFLD; 2. Aumentar o cadastro de leads na plataforma; e, por último, 3. Ter um desempenho superior às outras filiais mundiais da HELM na divulgação da plataforma, fazendo com que a filial brasileira se sobressaísse às demais.



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Projetos de Agência - Mkt de Influência/PR


Entrega Campeã - Zé Delivery

Empresa: Eyxo

Defesa: O Grêmio estava na final do Campeonato Gaúcho de 2023. Zé Delivery, como patrocinador oficial do clube, não queria ficar de fora desta festa que mobiliza torcedores e mídia. O desafio do projeto era colocar a marca Zé Delivery em vários momentos desta jornada, que começa desde o pré-jogo, passando pelos 90 minutos da partida e chegando até a comemoração final. Muito além de estimular o uso do app nesse dia, a marca precisava fazer parte dessa conquista, aproveitando a eternização desse momento para se imortalizar na torcida tricolor. Mas, como buscar um espaço na cabeça do gremista num dia em que só um objetivo importa? Assumindo riscos. E, claro, entregando tudo.



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Resenha Pepsi Black

Empresa: Eyxo

Defesa: A PepsiBlack é a patrocinadora da UEFA Champions League 2023 e de dois dos principais jogadores da atualidade: Messi e Vini Jr. Com toda uma campanha nacional vinculando a imagem dos dois atletas ao maior torneio de futebol interclubes do mundo, o grande desafio do projeto era introduzir o conceito "A Hora do Show" no contexto da região sul do Brasil. Diferente das partidas que envolvem os clubes nacionais, assistir a UEFA Champions League é um lazer mais leve, onde o resultado do jogo é menos importante que a emoção em assistir grandes craques realizando grandes lances. Tudo isso combina descontração, reunião de amigos e consumo de cerveja. Neste quesito, a marca Heineken é imbatível na sua relação com a Champions. Por patrocinar o torneio há muito tempo, existe uma relação íntima entre a marca e o torneio. Por outro lado, a grande maioria dos jogos Champions acontece em dias de semana, em horário comercial. Por isso, boa parte da interação entre os fãs da Champions se dá por interações nas redes sociais, já que a grande maioria das pessoas está trabalhando nesses momentos (e acompanha os jogos por uma "segunda tela", seja no escritório ou no home office). Além disso, nestes momentos o consumo de refrigerantes é muito mais apropriado, o que faz da Pepsi Black uma ótima pedida para curtir as emoções deste campeonato. Nosso desafio era colocar a marca Pepsi Black nas conversas dos fãs Champions, passando a Heineken em número de citações durante a competição.



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Dia Mundial da Alfabetização

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: Com o propósito de fomentar a alfabetização, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituíram, em 1967, o dia 08 de setembro como o Dia Mundial da Alfabetização. O processo da aprendizagem de ler e escrever (alfabetização) está diretamente relacionado com o desenvolvimento de um país, conforme indicam pesquisas na área. Quanto mais pessoas analfabetas, menor é o índice de desenvolvimento econômico e social. O Inter, como o Clube do Povo, sempre preocupado e atuante em causas sociais como essa, não poderia deixar de conscientizar o público sobre a importância da alfabetização. Era preciso destacar e valorizar um tema capaz de transformar a vida das pessoas.



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Projetos de Agência - Mídia


Bom dia pra quem…

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil e em 2021 a marca chegou a todos os estados brasileiros com presença física, mas o trabalho de imagem da marca nunca seguiu o mesmo ritmo. Ter agências em várias localidades faz parte do modelo de negócio e traz visibilidade e relacionamento com a comunidade. A partir do lançamento do novo ciclo estratégico da marca em 2023, foi definido como um dos principais objetivos o conhecimento e a consideração da marca nacionalmente, ou seja, "nivelar" o conhecimento da marca, ainda em diferentes estágios de maturação nas regiões do Brasil. Foi criada uma nova campanha de posicionamento, abordando os diferenciais de relacionamento próximo e confiança com as pessoas, características genuínas do Sicredi, combatendo a descrença e a desconfiança com as instituições financeiras em geral. Mas o maior desafio era encontrar um "endereço de mídia fixo" que nos garantisse exposição e frequência e que também fosse proprietário, além de ter uma relação custo/benefício viável para a marca. Desafio nada fácil, já que as instituições financeiras tradicionais são grandes anunciantes da mídia de massa, ocupando as principais posições de jornalismo, futebol, novelas e dominando os breaks dos horários nobres. Então como falar com todo o Brasil ao mesmo tempo, sendo relevante, comunicando os atributos de relacionamento, confiança e proximidade, sem ter 10% da verba dos grandes anunciantes do setor?



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PICCADILLY <3 BARBIE

Empresa: Escala

Defesa: A PICCADILLY possui 68 anos de vida, e é considerada a marca brasileira de calçados que, primeiramente (no ano de 1990) posicionou-se como uma marca de conforto. Esse território foi reafirmado ao longo de muitos anos, sendo que, para garantir um conforto único, os atributos como a tecnologia e qualidade foram priorizados no produto e na comunicação (em detrimento do design, por exemplo). Como consequência, a marca acabou associada a mulheres mais maduras (acima de 60 anos) que preferem papetes, sapatos de salto baixo e modelos mais clássicos – e foram taxados como calçados sem informação de moda. Com mais empenho nos últimos 2 anos, a marca ver realizando projetos de comunicação inusitados e robustos (com a presença de Marília Mendonça e Tatá Werneck), que contribuíram para rejuvenescer a marca e abordar seu posicionamento (o encorajamento feminino). Porém, as marcas concorrentes vêm observando os movimentos da PICCADILLY e incrementaram seus esforços em celebridades e influenciadoras, e trouxeram mais personalidade e empoderamento à sua comunicação. Diante disso, e de uma grande promessa de buzz para 2023, a PICCADILLY traçou um caminho disruptivo, desenvolvendo uma collab com a Barbie, marca moderna e que também carrega a intenção de encorajar as mulheres. O grande lançamento do filme Barbie já prometia trazer muita visibilidade ao mundo rosa, aumentando o desafio de criarmos um projeto de comunicação para a collab que fosse impactante e que gerasse muitas vendas.



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REALITY ENCORAJA PICCADILLY

Empresa: Escala

Defesa: A PICCADILLY vem, há aproximadamente 2 anos, buscando realizar ações de alto impacto e com significado, a fim de afirmar seu posicionamento de encorajamento feminino, seguir rejuvenescendo a marca e agregar percepção de design a seus produtos. Neste sentido, a cada projeto – e esta é uma expectativa interna, de todo o trade e da consumidora – temos o desafio de seguir surpreendendo. Após campanhas com as celebridades Marília Mendonça e Tatá Werneck, tínhamos o desafio de lançar a nova coleção de Outono/Inverno 23 sem a presença de uma personalidade na campanha. Deveríamos, então, buscar outras formas de construir a narrativa, bem como colocar os esforços e investimentos a serviço do propósito da PICCADILLY de encorajar as mulheres em sua caminhada e, claro, gerar awareness, consideração e conversão em vendas de produtos da coleção em Abril e Maio. Complementando o desafio, deveríamos cobrir com este projeto a comunicação do Dia das Mães, data comercial mais importante do calendário da PICCADILLY e muito concorrida no segmento calçadista, em que todos colocam bastante energia para a conversão de vendas.



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Projetos de Agência - Inovação


Salão Arp 2022 - Em Busca do Novo

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: Em 2022, o Salão da Propaganda, maior prêmio da comunicação gaúcha, realizado pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP), passou por diversas mudanças no seu formato. A maior delas foi na forma de inscrição e avaliação, agora sendo por meio de cases. Nesse contexto, a campanha de divulgação da premiação necessitava ser diferente. Era essencial que a comunicação mobilizasse de maneira contundente o mercado publicitário do nosso estado a participar, pois diferente dos anos anteriores em que os concorrentes eram indicados e votados pelos sócios da entidade, a partir desta edição as próprias agências enviariam seus trabalhos e passariam por um júri técnico. O objetivo da reformulação é fortalecer a credibilidade e o prestígio dos reconhecimentos, adequando-se ao atual momento do mercado. Dessa forma, torna-se possível enaltecer o viés técnico do concurso.



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GovTech Summit

Empresa: Moove

Defesa: Acelerados pela transformação digital, Governos exploram novos caminhos. As iniciativas dos Governos digitais pelas trilhas das inovações tecnológica e social, que envolvem um conjunto de soluções desenvolvidas para melhorar serviços e processos públicos no ambiente digital, são aceleradas por startups GovTech. Essas ações conectam cidadãos às instituições com rapidez e eficiência. E, acompanhando este fluxo, é essencial que as estratégias e ações publicitárias sigam a velocidade e o rumo desta transformação. Desse modo, a agência Moove se questionou: qual o papel de uma agência de publicidade na transformação digital do setor público? A publicidade tem causado grande impacto no setor público e na vida das pessoas. Seja por transformar a percepção sobre governos ou órgãos institucionais das mais variadas naturezas, seja por aproximar cidadãos a serviços que tanto necessitam. Uma agência pode contribuir nesse sentido melhorando a performance digital de governos, monitorando e analisando dados, criando plataformas digitais e, claro, com muito conteúdo e criatividade para impactar o cidadão. A Agência Moove fez seu primeiro grande movimento ao se tornar a primeira agência do Brasil a receber o selo GovTech, promovido pelo hub de inovação BrazilLab. Mas era necessário algo mais: era preciso mobilizar o ecossistema GovTech do RS, uma vez que as startups, empresas e outras iniciativas, bem como os próprios agentes públicos, estavam muito distantes uns dos outros.



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Projetos de Agência - Estratégia


Fica Tudo Bem

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: Com 50 anos de mercado e mais de 600 filiais nos estados do Sul e São Paulo, a Panvel está entre as principais redes de farmácias do Brasil.Ao longo de sua história, a empresa cresceu a partir de duas premissas básicas: cliente no centro da estratégia e excelência no atendimento, seja ele físico ou digital. Com faturamento anual de 4,2 bi, a Panvel investe constantemente para oferecer a melhor experiência omnichannel do segmento. Inaugurando cerca de 60 novas lojas ao ano, a marca consolida sua estratégia de expansão, garantindo presença e capilaridade, fundamentais para um setor que tem a conveniência como fator determinante para a escolha de uma rede. Além disso, para garantir competitividade em um varejo com pressão por preços baixos, a Panvel investiu ao longo dos anos em um modelo agressivo de negócio, focado em ações promocionais. Eram campanhas cujo objetivo era cumprir as metas do varejo, sem maior compromisso estratégico de médio e longo prazos, diante da enorme concorrência imediata do setor. O fato é que com o passar do tempo, a Panvel foi diminuindo a força do que a trouxe até aqui: a grandeza e o valor inegociável da marca. Os últimos estudos analisados apontaram uma presença cada vez maior da concorrência não só nas ruas, mas também na lembrança das pessoas, enquanto os argumentos que levavam o cliente a escolher a Panvel estavam cada vez mais racionais. Pouco a pouco a Panvel vinha diminuindo sua hegemonia, arriscando seu status de marca mais amada no RS



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Conquiste, conecte, cresça

Empresa: Sobe* Comunicação e Negócios

Defesa: Não é novidade os desafios enfrentados pelas instituições privadas de Ensino Superior no Brasil. Um oceano repleto de players que prometem formação a preços módicos em curtos espaços de tempo, a possibilidade de estudar de forma flexível e a queda nos investimentos do Governo Federal em bolsas de graduação depreciaram a percepção de valor do brasileiro sobre a conquista de um diploma. A porta de entrada ficou mais difícil. Permanecer estudando, mais complicado ainda. Sob o ponto de vista de comunicação, as universidades também se encontravam confortáveis. Várias imagens de pessoas andando felizes pelo campus, erguendo diploma e com mensagens falando sobre um futuro não tão real. Trazer inúmeros significados e histórias exigiria muito esforço, explicação e tempo. As pessoas mudaram. E a maneira de ser, também. Quando o desafio da campanha do vestibular chegou até nós, fizemos as seguintes perguntas: como nós podemos quebrar a estética clássica de comunicações de universidades? Como podemos nos apropriar esteticamente de linguagens atuais para gerar identificação? Como podemos fazer barulho e mostrar essa quebra estética gerando resultados?



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Panvel Lovers no Planeta

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: A Panvel está entre as principais redes de farmácias do Sul do país. Com 50 anos de história e mais de 600 filiais, a marca conta com um mix completo em higiene, beleza, bem-estar e medicamentos, além de serviços de saúde. A essência do negócio da Panvel é ser uma marca transversal, que atende consumidores de diversos perfis, proporcionando saúde, beleza e bem-estar em todas as fases da vida. Por isso, a comunicação institucional da marca adota uma certa neutralidade: a identidade visual é limpa e elegante, o tom de voz é suave. Para a Panvel, menos é mais. Uma linguagem que não necessariamente se conecta com os mais jovens. Mas estabelecer uma relação mais próxima com a futura geração de consumidores era crucial para o negócio da Panvel. E foi através do portfólio de marcas próprias que encontramos essa oportunidade. As marcas próprias são uma porta de entrada para novos consumidores em diversas categorias, estimulando a experimentação de novos itens, pois, via de regra, têm um bom custo-benefício. E justamente por isso, esses produtos têm grande aderência com as gerações Y e Z, que não hesitam em experimentar novidades, principalmente quando o assunto é beleza. E esse match entre produtos Panvel e jovens consumidores já vinha acontecendo na vida real e no mundo digital. Uma busca por "produtos Panvel" nas redes sociais trouxe à tona uma legião de fãs apaixonados por produtos Panvel que não poupavam esforços para declarar suas experiências positivas com a marca.



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Projetos de Agência - Criatividade - Print


PÁGINA 10 DE LUTO

Empresa: Escala

Defesa: Edson Arantes do Nascimento, Pelé, morreu na quinta-feira, 29 de dezembro de 2022 em São Paulo, em razão de complicações de um câncer. O maior jogador de futebol da história se tornou uma das pessoas mais conhecidas do mundo devido a seu talento e eternizou a camisa 10. Naquele dia, o mundo estava acompanhando as notícias da sua morte nos diferetes veículos e canais de mídia, e todos estavam tristes, repassando os feitos de Pelé e revivendo momentos únicos que a majestade tinha proporcionado com seu talento. O Grupo RBS, como principal grupo de comunicação do sul do país, atento e envolvido junto aos principais fatos e notícias que impactam sua audiência, nos desafiou a criar um anúncio original para, um dia após a morte de Pelé, eternizar em ZH uma homenagem sensível e marcante para o maior ídolo do país.



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SOBRECAPA 50 ANOS ESCALA

Empresa: Escala

Defesa: A Escala estava prestes a completar 50 anos de história. Meio século de transformações que fizeram a agência estar cada dia mais nova, mudando o tempo todo sem nunca mudar a sua essência. O desafio era contar este marco importante de uma forma inusitada, criativa, e que despertasse a atenção principalmente de decisores de grandes empresas (possíveis prospects), para que isso fortalecesse nossas ações de novos negócios que aconteciam paralelamente.



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Projetos de Agência - Criatividade - Outdoor


PRAZOOH

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: A Panvel tem como premissa básica de sua estratégia a excelência no atendimento, seja ele físico ou digital. Em uma categoria onde a conveniência é fator-chave de sobrevivência, a busca da Panvel por desenvolver soluções para facilitar a vida do cliente, se tornou quase uma obsessão. A marca se orgulha em ser uma das farmácias mais digitais do país. Como prova disso, hoje a rede conta com a entrega mais rápida do setor farma na maioria dos mercados onde atua. Em Porto Alegre, berço da Panvel, os principais concorrentes prometem uma entrega turbo em 60 minutos, enquanto a Panvel, dependendo da região, disponibiliza os pedidos em até meia hora. Mas como comunicar um diferencial tão impactante, se a velocidade da entrega depende da região onde o cliente está localizado?



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MENOS CO2 NO MUNDO. A PUCRS FAZ ACONTECER.

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: A PUCRS tem uma atuação social que vai muito além da Universidade, com diversas ações que transcendem o ambiente acadêmico e fazem a diferença para a comunidade e o mundo, proporcionando além do ensino, saúde, cultura, lazer e impacto ambiental. O conceito "Faz Acontecer" traduz essa essência, reforçando o papel da PUCRS enquanto agente de transformação: uma marca que através de ações concretas impacta na vida das pessoas.



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Bota Pra Girar

Empresa: Eyxo

Defesa: No início de 2023, a Stone lança um novo conceito de marca no Big Brother Brasil: "Bota pra girar" é o novo slogan desta empresa que tem como principal característica o incentivo econômico ao varejista brasileiro. Com o conceito estabelecido, era chegada a hora de reverberar esta promessa da marca em outras ações de impacto. O foco era atingir o público final em grandes cidades do Brasil. Ainda no primeiro semestre de 2023, o Rio de Janeiro recebeu o maior encontro de tecnologia do mundo: o WebSummit. O evento recebeu exatos 21.367 participantes, foram expostas 974 startups, representando 28 indústrias, de 42 países. Ao todo, são 506 investidores presentes e 400 palestrantes. Ou seja, todos os olhos do empreendedorismo nacional estavam focados na Cidade Maravilhosa. E a Stone, é claro, estava lá de forma destacada, sendo uma das patrocinadoras oficiais. Nosso desafio foi ativar o novo conceito da Stone em um evento em que as principais marcas do Brasil e do Mundo ligadas ao empreendedorismo e a inovação fazem movimentos significativos. Foi assim que botamos pra girar uma ideia ousada, criativa e de dimensões gigantescas



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Projetos de Agência - Criatividade - Filme/merchandising


NATAL 2022

Empresa: MATRIZ COMUNICAÇÃO E DESIGN DE NEGÓCIOS

Defesa: Os filmes de Natal do Zaffari se tornaram uma tradição entre os gaúchos. Ano após ano, eles emocionam pessoas de todas as idades e, com isso, já são aguardados e desejados antecipadamente por várias pessoas que inclusive se manifestam nas redes sociais sobre isso. Em 2022 não foi diferente e o desafio permaneceu: como contar uma história envolvendo o Natal que gere uma identificação com o público e acabe por tocar o coração dos gaúchos, permanecendo na memória e gerando repercussão?



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Fim de Ano | Gente Que Cultiva Cresce

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: Resgatando a Importância das Relações Humanas Após 3 anos de Pandemia Em um mundo em constante transformação, as instituições financeiras desempenham um papel vital na vida das pessoas. O Sicredi, uma cooperativa financeira com uma visão diferenciada, destaca-se como uma alternativa aos bancos tradicionais. Oferecendo serviços como conta corrente e uma ampla gama de produtos financeiros, o Sicredi se destaca por colocar as pessoas em primeiro lugar. Ao adotar o modelo de cooperativismo de crédito, o Sicredi promove um ambiente em que a comunidade e seus membros são a prioridade. Em vez de buscar apenas lucro, a cooperativa tem o propósito de gerar prosperidade onde atua. Esta abordagem coloca o foco nas necessidades e aspirações de seus associados, estabelecendo uma relação mais próxima e colaborativa entre instituição e clientes. No entanto, os últimos três anos foram desafiadores para todos, com a pandemia global forçando mudanças significativas na forma como interagimos e nos relacionamos. Ficou claro que o distanciamento social e a limitação dos contatos pessoais tiveram um impacto profundo em nossa sociedade. Fomos confrontados com a importância de valorizar e cultivar relacionamentos humanos. Afinal, as pessoas ao nosso redor desempenham um papel vital em nossa vida e bem-estar.



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DIA DAS MÃES 2023

Empresa: MATRIZ COMUNICAÇÃO E DESIGN DE NEGÓCIOS

Defesa: O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes da humanidade. De acordo com dados da Kantar Ibope Media, o Dia das Mães é a segunda data comemorativa com maior volume de investimento publicitário no Brasil, perdendo apenas para o Natal. Em 2022, o investimento total em publicidade para o Dia das Mães no país foi de R$ 2,4 bilhões, um aumento de 16% em relação ao ano anterior. Esse investimento é distribuído por diversos meios de comunicação, como televisão, rádio, mídia impressa, internet e mídia exterior. A televisão é o principal meio de comunicação para a publicidade do Dia das Mães, representando cerca de 40% do investimento total. Em seguida, estão o rádio (20%), a mídia impressa (20%), a internet (15%) e a mídia exterior (5%) Ou seja, um cenário de alta demanda e concorrência acirrada onde as marcas investem pesado em campanhas para chamar a atenção dos consumidores e impulsionar as vendas. Para o Grupo Zaffari que construiu a sua trajetória, principalmente, através de fortes conexões emocionais, esse é um momento especial.



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Horizontes

Empresa: SPR

Defesa: Há 4 anos, uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Pacto Alegre, lançou um concurso para criar uma marca para a cidade. E a marca vencedora, chamada de ''Horizontes'', foi idealizada para ser oficialmente a marca de Porto Alegre. Algo maior que a própria gestão da prefeitura. Através dessa mesma parceria, com o objetivo de dar mais visibilidade à marca Horizontes e ao novo Portal de Turismo da cidade, criado para apresentar Porto Alegre para o mundo, surgiu a necessidade de se fazer um filme para ilustrar tudo isso. O objetivo era mostrar a capital dos gaúchos de uma forma que não é vista tradicionalmente.



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Projetos de Agência - Criatividade - Design


Mural Retornável - Corona

Empresa: Eyxo

Defesa: Uma cerveja produzida apenas com ingredientes naturais. Assim é a Corona, uma marca líder no mercado cervejeiro que está sempre em busca de novas formas de preservar e reforçar o compromisso com o meio ambiente. Como uma marca consciente, Corona sabe da sua responsabilidade na redução da produção de resíduos de todos os tipos, incluindo os seus próprios desperdícios nos processos de produção e embalagem. Para atuar de forma efetiva nesta frente, Corona lança no mercado suas garrafas retornáveis. Corona é a primeira marca de cerveja a trazer ao Brasil uma garrafa long neck premium retornável e transparente, com uma proposta de diminuição do impacto ambiental, convidando o consumidor a fazer a diferença e estimulando a economia circular com a recompra do vidro, reduzindo o desperdício e a necessidade de reprocessamento. Curitiba é a 1ª cidade do Brasil a ter todas as garrafas de Corona retornáveis, que uma vez recolhidas podem ser reutilizadas em uma nova produção. Nosso desafio era divulgar essa novidade neste mercado.



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Redesign Frasle Mobility

Empresa: SPR

Defesa: O intuito do cliente era criar uma marca-mãe para endossar todas as suas marcas de produto; entre elas, a própria Frasle. A essa marca mãe foi dado o nome de Frasle Mobility, a qual teria uma identidade visual própria, mas se utilizaria da força do nome Frasle.



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Complexo Hospitalar Unimed Vale dos Sinos

Empresa: Gampi Casa Criativa

Defesa: Em meados da década de 90, deram início às atividades do Hospital São Rafael, o qual posteriormente foi adquirido pela Unimed Vale do Sinos. Em 2019, iniciou-se o processo de transformação completa do hospital, convertendo-o em um dos mais avançados Complexos Hospitalares da América Latina. Esse complexo é composto por duas torres em Novo Hamburgo e uma torre em São Leopoldo. No dia 8 de março de 2023, a obra foi oficialmente inaugurada, ocupando uma área de mais de 40 mil m² e representando um investimento de R$ 250 milhões. Esta iniciativa surge como uma resposta de excelência à crescente demanda por novos hospitais na atual conjuntura. Equipado com tecnologia de ponta, que serve de referência não apenas na América Latina, mas também globalmente, e com a introdução de práticas até então inéditas na região e no país, este conjunto de ações inovadoras visa atender de maneira significativa às necessidades da comunidade local e do estado, proporcionando serviços de alta qualidade com comodidade e praticidade para os pacientes.



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Projetos de Agência - Criatividade - Campanha Integrada


Passarela da Dupla - Brahma Duplo Malte Combinações

Empresa: Eyxo

Defesa: Após fazer sucesso em todo o Brasil com a sua cerveja Duplo Malte Pilsen, a Brahma traz para o mercado os novos sabores do produto: trigo, black e tostada. As principais características desta linha de produtos são a cremosidade e o sabor, resultado de receitas exclusivas que contam com combinações improváveis de ingredientes. Como mote de comunicação, a ideia de "combinações improváveis" foi lançada nacionalmente em uma campanha de comunicação que trazia como protagonistas os cantores sertanejos Luan Santana e Simone Mendes. Eles formaram uma "dupla improvável" que estampou diversas peças de mídia em todo o Brasil, culminando com um show em Londrina-PR. Este movimento de comunicação movimentou a marca em todo o Brasil, menos no Rio Grande do Sul. Aqui, o estilo musical sertanejo não tem o mesmo apelo popular e, portanto, a marca precisava de um outro approach com o público. Além da música, um dos territórios da marca Brahma é o futebol. E aqui no RS, futebol é sinônimo de Dupla GreNal. Eternos rivais, os dois times dividem as paixões e as atenções no nosso estado. O grande desafio desta campanha regional era conectar as características das novas combinações de Brahma Duplo Malte com as torcidas gremista e colorada.



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Rede de Cuidado

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: A Unimed Porto Alegre é uma marca que tem o cuidado no seu D.N.A. Uma cooperativa médica que é fruto da união de pessoas diferentes com um único objetivo: fazer a diferença no cuidar das pessoas. Esse propósito também se reflete na comunicação: em todas as suas campanhas, a Unimed busca se conectar com as pessoas através do cuidado. No Dia das Mães, fica ainda mais sensível a ligação com o tema, afinal as mães são sinônimo de cuidar com amor e dedicação. Porém, já não é de hoje que essas mulheres que se entregam tanto também estão falando sobre receber. Elas querem apoio, querem carinho, querem colo para chorar, assim como fazem com seus filhos e filhas. Uma causa que a Unimed pode abraçar e potencializar. Afinal, ela está presente na vida das mães e filhos como parte fundamental dessa rede que cuida e apoia.



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Gripe não precisa ser uma novela

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: Resfenol é um dos antigripais mais vendidos e conhecidos do país. O "Especialista", como a marca se refere, é um grande aliado das famílias brasileiras contra a gripe e está na casa de milhares e milhares de consumidores há muitos anos. E para acelerar ainda mais essa relação de proximidade e confiança, a marca conta com uma embaixadora incrível, que também é conhecida nos lares de todo o país: a atriz Juliana Paes. Uma das celebridades mais amadas e respeitadas do Brasil, a Ju consegue aliar o talento atuando com uma personalidade leve e divertida. Somado ao histórico e posicionamento da marca, percebemos na concorrência uma tendência a repetição na forma de contar os atributos e diferenciais. Quase todos se referem da mesma forma à ação do seu antigripal, pontuando eficácia e velocidade antes mesmo de criar uma conexão com o público. Com este cenário, nosso desafio foi grande: criar uma campanha que diferencie Resfenol dos concorrentes do segmento, gerando conexão com o público e explorando ao máximo o carisma da nossa estrela Juliana.



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Projetos de Agência - Criatividade - Áudio/Rádio


VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Empresa: Escala

Defesa: A maioria das campanhas do Crea-SP é dirigida aos profissionais registrados e entidades que representam os engenheiros, agrônomos e profissionais das geociências. São conteúdos técnicos que, embora tratem de assuntos que interessam a toda a sociedade, como a segurança em obras e projetos, não atraem a atenção do público em geral. No entanto, convencer a população sobre a importância de um profissional qualificado em obras e projetos (inclusive alertando sobre sua corresponsabilidade neste sentido) é também um papel do Crea-SP, refletindo em valorização dos profissionais, geração de empregos para os registrados, e segurança para todos. Mas como traduzir esse raciocínio técnico em uma linguagem que possa fazer sentido para as pessoas comuns?



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Paz no Grenal

Empresa: Moove

Defesa: As brigas de torcidas seguem crescendo cada vez mais no Rio Grande do Sul, principalmente quando tem Gre-Nal. Esse ano, inclusive, diversos torcedores acabaram machucados e outros foram presos. Isso sem falar nos casos de vandalismo, com depredações de ônibus e das instalações dos estádios. As autoridades já tentaram diversas soluções para acabar com a violência, mas nada adiantou. Os vândalos continuam a solta e sem medo das punições. Quem mais perde com isso são os verdadeiros torcedores que, muitas vezes, preferem se afastar dos estádios com medo. A Rádio Grenal, a única emissora do Brasil com futebol 24h por dia, se sentiu na obrigação de fazer alguma coisa para promover a paz nos estádios.



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Você no VERDE de novo!

Empresa: Quater

Defesa: O Grupo Flex já possuía uma robusta estratégia de inbound marketing, com geração de leads a partir de campanhas de Google Ads e Social Ads. Mas precisava romper essa "dependência" e colocar sua marca em outras mídias, experimentar outro tipo de ação em outros canais para a marca ser vista e passar a ser conhecida. Coube a Quater fazer um estudo de frentes e avaliar as mais aderentes. Ao se deparar com o report do perfil de público ouvinte do podcast de entretenimento Caixa Preta, apresentado por Arthur Gubert, Pedro Smaniotto e Luciano Potter, entendemos que poderíamos abordar um assunto sério, mesmo que estivesse inserido no contexto de conteúdo de entretenimento. O Grupo Flex é um escritório de direito bancário, especializado em oferecer assessoria jurídica para reduzir juros abusivos de financiamentos. Mesmo com mundos tão distintos, a Quater percebeu que o público consumidor do podcast (no qual cada episódio é transmitido ao vivo no Youtube e distribuído no Spotify) iria ser impactado pela solução oferecida por nosso cliente, desde que esse entrasse com uma das cotas master de patrocínio pelo período mínimo de três meses – o equivalente a 24 episódios no total, com periodicidade de dois por semana. Veiculamos o cliente durante os meses de novembro e dezembro de 2022, seguindo em 2023 até meados de fevereiro, acreditando na influência e credibilidade dos âncoras com o seu público.



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Projetos de Agência - Criatividade - Social/Streaming


CORRIDA

Empresa: Escala

Defesa: O processo de mudança de cultura do uso do cinto de segurança nos veículos ainda é fresco na memória dos brasileiros e continua em evolução. Segundo a analista da pesquisa do IBGE, Flávia Vinhaes, “Há uma adesão consistente ao uso de cinto de segurança no banco da frente desde a implementação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997, quando passou a ser obrigatório. No geral, as pessoas incorporaram esse hábito de segurança em seu cotidiano. Já para o uso de cinto no banco de trás, a aceitação é menor”. Uma recente pesquisa realizada pelo IBGE apontou que cerca de 50% das pessoas desconhecem que o uso do cinto no banco de trás é obrigatório. E é justamente em perímetros urbanos onde os passageiros do banco de trás mais sentem a falsa sensação de segurança, encorajando-se a não usarem o cinto. Um comportamento que precisa mudar, principalmente considerando a popularização do uso de transporte por aplicativo, situação em que os passageiros viajam somente no banco de trás.



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#RedeDeCuidado

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: A Unimed Porto Alegre é uma marca que tem o cuidado no seu D.N.A. Uma cooperativa médica que é fruto da união de pessoas diferentes com um único objetivo: fazer a diferença no cuidar das pessoas. Esse propósito também se reflete na comunicação: em todas as suas campanhas, a Unimed busca se conectar com as pessoas através do cuidado. No Dia das Mães, fica ainda mais sensível a ligação com o tema, afinal as mães são sinônimo de cuidar com amor e dedicação. Porém, já não é de hoje que essas mulheres que se entregam tanto também estão falando sobre receber. Elas querem apoio, querem carinho, querem colo para chorar, assim como fazem com seus filhos e filhas. E a Unimed, como marca que faz parte da vida e da maternidade muito de perto, tem toda a capacidade de abordar e amplificar esse assunto tão importante.



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Atributos

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: A Unimed Porto Alegre é o plano de saúde líder de mercado na capital gaúcha, Região Metropolitana, Centro-Sul e Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Em sua área de atuação, a cooperativa se destaca como a maior estrutura em prestação de serviços de saúde, oferecendo soluções completas em assistência a uma população superior a 3 milhões de pessoas.​​ A marca, porém, percebe que grande parte do seu público-alvo em potencial desconhece ou conhece muito pouco os produtos e serviços oferecidos para quem é cliente. Além disso, existe a percepção do target de que a Unimed Porto Alegre é um plano de saúde caro e inacessível para grande parte dos clientes. Ou seja, a Unimed Porto Alegre tem um excelente reconhecimento de marca, mas existe um gap na camada de consideração do funil, pois os potenciais leads acabam esbarrando nessa percepção focada em preço, sem tanto conhecimento sobre o valor dos produtos e serviços.



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