PROJETOS DE AGÊNCIA VENCEDORES
SALÃO ARP 2022

O Salão ARP 2022 recebeu a inscrição de 80 projetos na categoria “Projetos de Agência”. Os trabalhos foram divididos em sete subcategorias: Criatividade, Estratégia, Mídia, Social e/ou Marketing de Influência, ESG e Inovação.

As empresas vencedoras receberam uma medalha de ouro, prata e bronze, referente à posição final na premiação em cada subcategoria, além de um certificado com a ficha técnica do projeto e sua respectiva medalha, que foi entregue pela ARP.

Os projetos vencedores foram escolhidos através de um júri técnico, e você pode conferir cada um deles abaixo.

Projetos de Agência - Criatividade

1º Festival com Celulares Protegidos do Mundo

Empresa: Eyxo

Defesa: A Pier é a primeira seguradora digital do Brasil. Uma empresa que vem revolucionando o mercado de Seguro Celular, pela facilidade de contratação e pela agilidade e transparência no relacionamento com seus clientes. Em 2022, a marca decidiu entrar no universo dos festivais de música, por acreditar que a vida pode ser vivida ao máximo, com leveza e menos preocupações. O primeiro ato dessa iniciativa foi patrocinar o MITA Festival (Music is The Answer), um novo evento, que reuniu atrações como Gorillaz, The Kooks e Gilberto Gil, em 4 dias de maio, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. No contexto dos grandes festivais, identificamos que existem dois pontos que se destacam quando o assunto é o hábito do uso de telefones: Para os frequentadores de festivais musicais, a experiência só é completa com o celular na mão. São fotos com os amigos, vídeos dos shows das bandas favoritas e muitas postagens nas redes sociais que completam a atmosfera da festa. Por outro lado, as pessoas têm medo de ter seu aparelho furtado ou roubado durante o evento, afinal, atualmente a vida moderna passa pelos celulares. Uma rápida pesquisa no Google mostra como esse receio é justificado: diversas gangs atuam em festivais e centenas de pessoas são lesadas. Analisando esse cenário, havia claramente uma oportunidade para a Pier.



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Consciência Negra

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: O Sport Club Internacional é um clube de futebol com uma história centenária de combate ao racismo. Um time que sempre incentivou a inclusão e a equidade racial não só com seus atletas e comissão técnica, mas em todo o seu quadro de funcionários. Mas sabemos que, no mundo da bola, o cenário é de cada vez mais atos de preconceito e pouca punição, seja nas arquibancadas ou nos campos. Segundo o Observatório da Disciminação Racial no Futebol, foram 64 casos só no ano de 2021. Números assustadores para o Inter, para a comunidade do futebol, mas também para toda a sociedade. E jogadores do elenco colorado já fizeram parte de estatísticas como essa: em 2018, Taison foi vítima de atos racistas quando jogava na Ucrânia. Ao denunciar e mostrar sua revolta, foi punido e expulso de campo. Com este contexto, em novembro, Mês da Consciência Negra, tínhamos um desafio: como o Internacional, clube ligado à causa antirracista, poderia se posicionar e inspirar pessoas a agirem contra o preconceito?



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Tentativa

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: Em 2022, a Unimed Porto Alegre celebrou seus 50 anos de história lançando um conceito com uma mensagem potente de otimismo: "a gente acredita na vida". O cenário inicial era de retomada após o isolamento por conta da pandemia, contexto que tornou ainda mais pertinente a mensagem que encoraja o público a acreditar. Esse fio condutor norteou a comunicação de todo o ano, sempre alinhado à estratégia que seguimos para a marca: tratar as datas mais sensíveis e afetivas do ano como uma oportunidade de tornar a Unimed Porto Alegre ainda mais proprietária do território do cuidado. Com isso, nosso desafio na criação da campanha de Dia das Mães se tornou muito maior do que celebrar a data. Como poderíamos aliar o conceito "a gente acredita na vida" ao universo da maternidade, com uma história emocionante e inspiradora que fale sobre cuidar?



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A Menor Loja da Americanas do Mundo

Empresa: Eyxo

Defesa: A Americanas é uma gigante do varejo. São mais de 55 bilhões de reais em vendas anuais, mais de 1800 lojas e 40 mil funcionários espalhados por todos os estados do Brasil. Em 2021, a empresa iniciou diversos movimentos estratégicos para se aproximar dos clientes da região sul, especialmente dos gaúchos. Uma das principais iniciativas foi o patrocínio do Natal Luz de Gramado, o maior evento de natal do país, que reúne milhões de turistas na serra gaúcha. Precisávamos marcar presença na cidade e traduzir na prática o tagline da marca: "tudo, a toda hora, em qualquer lugar."



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Projetos de Agência - Estratégia

Lovemark Unimed: 50 anos acreditando na vida

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: A Unimed Porto Alegre é líder na capital gaúcha e região, oferecendo assistência médica para 700 mil clientes. Desde 2019, iniciamos um projeto a longo prazo de transformação da marca em uma lovemark, por meio de campanhas institucionais e conceituais, capazes de desenvolver um vínculo entre a Unimed e seus clientes através de uma identificação gerada pela emoção. A partir do final de 2021, para consolidar esta estratégia e comemorar 50 anos da marca, era necessário criar uma campanha para todo o ano de 2022. No entanto, 2021 foi um ano de pico pandêmico. A saúde, tanto mental quanto física, foi o tema mais debatido publicamente naquele momento. Discussões acaloradas sobre ciência, saúde, medicina e tratamento foram pauta, assim como a perda de vidas que impactou a todos. Além da crise na saúde, houve também a econômica. Quase 62% das pessoas saíram da pandemia endividadas (MindMiners, 2022), sem previsão de melhora. Segundo dados (Instituto de Saúde Suplementar), em 2019, apenas 22% das pessoas não tinham plano de saúde porque não tinham condições de pagar. Em 2021, esse número mais que dobrou. Além disso, o corpo médico - público que também deveria ser impactado pela campanha - estava exausto depois de um período de tensão em que arriscaram suas próprias vidas. Como dar continuidade ao projeto de lovemark e celebrar um aniversário de marca em um momento tão delicado e triste? E por que as pessoas se engajariam na campanha enquanto há conversas mais importantes no momento?



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Resfenol - O Especialista

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: Resfenol é uma linha de medicamentos indicados para o tratamento sintomático de gripes e resfriados, que está na vida das pessoas há 30 anos. A Kley Hertz, fabricante da marca, tem esse produto como um dos principais do seu portfólio e buscava aumentar o market share do produto, num movimento comercial ambicioso. No entanto, essa batalha não seria fácil. Os concorrentes eram muito fortes, sendo um deles o quinto remédio mais vendido do Brasil em 2020, segundo IQVIA. E como uma arma nessa batalha, a Kley Hertz contava com a comunicação para ajudar a vencer os concorrentes e ser um alavancador para o crescimento comercial desejado. Mas assim como no mercado, na comunicação também seria um grande desafio. Esse segmento é um dos mais concorridos do Brasil. Os maiores anunciantes nacionais são laboratórios farmacêuticos (Cenp, 2022) com produtos que têm uma formulação muito parecida com a de Resfenol, como Benegrip, Naldecon e Vicky. Assim, a tarefa da comunicação seria chamar a atenção para a marca e tentar, por meio da campanha, trazer um diferenciador para o produto em relação aos concorrentes. Como chamar a atenção das pessoas numa categoria que não tem nada de novo? Como fazer as pessoas preferirem Resfenol frente a outros concorrentes que têm um investimento muito maior em publicidade?



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Propósito

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: O Sicredi tem tudo o que um banco tem, com uma diferença: não é um banco, mas uma instituição financeira cooperativa. E isso faz toda a diferença, pois uma cooperativa de crédito não existe para gerar lucro, há um propósito muito maior. A filosofia do Sicredi é crescer, investir o dinheiro nas regiões onde atua e em programas sociais. Esse dinheiro movimenta a economia local e faz crescer ainda mais a cooperativa que, por sua vez, tem ainda mais resultado - que é dividido com os seus associados/clientes e reinvestido na comunidade. O Sicredi é, portanto, uma empresa que traz prosperidade para as pessoas e para as regiões, na medida em que estimula um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico e social. E o objetivo do Sicredi era apresentar esse propósito para as pessoas. Sua intenção era melhorar sua imagem de marca e, por consequência, atrair mais pessoas para o Sicredi. Mas essa não é uma tarefa fácil. Como explicar todo esse propósito em um cenário de entropia e excesso de informações em que vivemos? Em apenas um dia, o Arquivo da Propaganda (2022) coleta mais de 200 peças de campanhas de bancos. Os players com os quais a mensagem teria de concorrer são os maiores anunciantes do país. A pandemia demandando a atenção das pessoas para o cuidado com a saúde e para debates acalorados sobre ciência, vacina, lockdown, etc. Fora o cenário caótico, ainda precisávamos conceituar todo esse propósito numa mensagem rápida, fácil de entender e, mais importante, relevante.



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Projetos de Agência - Mídia

Solução para Casa e Construção

Empresa: Agencia Batuca

Defesa: A Soprano é uma empresa com mais de 65 anos e que atua no segmento de casa e construção por meio de um portfólio que ultrapassa os 4 mil itens. Mesmo com essa gama de produtos, o público em si não tem noção de toda essa variedade. Enquanto alguns consumidores apenas têm contato com tomadas, interruptores e disjuntores, por exemplo, outros relacionam Soprano a fechaduras e cadeados. E, para agravar o problema de posicionamento, era nítida a discrepância na divulgação entre produtos diferentes, aumentando ainda mais o abismo da comunicação.



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Nossa Conexão Transforma

Empresa: Matriz

Defesa: As últimas décadas da sociedade foram marcadas por um acelerado avanço tecnológico, movimento provocado principalmente pelas ferramentas digitais, as quais cresceram e ainda crescem exponencialmente causando profundas mudanças nos hábitos e comportamentos da sociedade. Como era de se esperar, tais mudanças também impactaram o setor financeiro, com o surgimento das moedas digitais, a democratização das carteiras de investimento, o fomento das fintecs, etc… Neste contexto, uma revisão geral de branding se mostrou necessária. O Banrisul apresentou, em 2022, o seu processo de rebranding, que incluiu um novo posicionamento, nova marca e o conceito "Nossa conexão transforma". Para além das mudanças de imagem, o rebranding reflete as transformações que estão acontecendo. A nova marca se alinha com essas entregas e fortalece a conexão com clientes e parceiros. Com este cenário, uma campanha publicitária foi necessária para fazer a nova marca e o novo posicionamento institucional serem vistos e percebidos pelo público geral. O desafio era: como transmitir essa mensagem para tantos gaúchos com perfis de consumo de mídia tão heterogêneos?



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iPlace

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: A iPlace, maior revendedora Apple da América Latina, possui um braço corporativo, voltado para empresas. A iPlace Corp oferece as melhores soluções em infraestrutura de tecnologia, desenvolvendo projetos personalizados para empresas de todos os tamanhos e segmentos, com ampla equipe de técnicos certificados e com atuação ágil em todo o território nacional. A marca já conta hoje com um portfólio de mais de 15 mil clientes. Além de todo o ecossistema Apple, seus clientes contam com implementação fácil e rápida, com sistemas de gerenciamento remoto de dispositivos e com condições facilitadas de aquisição. Com este modelo de negócio, um dos públicos mais estratégicos para a iPlace Corp são executivos e profissionais C-level de empresas do mercado de marketing, comunicação, propaganda e design - negócios que têm alta aderência com o ecossistema Apple. Como aumentar o awareness da iPlace Corp com este público, reconhecidamente exigente e de difícil acesso?



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Projetos de Agência - Performance/Dados

120% de crescimento no resultado com estratégia Omnichannel

Empresa: Adtail

Defesa: A utilização dos dados envolvendo o cruzamento de informações das transações online e offline estão cada vez mais vivas nos negócios. Criação de estruturas, redes de conexão e o cruzamento destas informações são cruciais para as empresas se diferenciarem dos concorrentes, compreenderem melhor seus consumidores recorrentes, novos clientes e desenharem cenários futuros. Com a pandemia COVID-19, o online desempenhou imenso crescimento nas vendas online e no faturamento de todo o mercado mundial. Com o avanço das vacinas, as lojas físicas tiveram que se adaptar à nova realidade de consumo e ações integradas entre o online e o offline se tornaram essenciais para a busca de competitividade frente à concorrência. Neste cenário, a Adtail, agência de Marketing Digital, realizou um projeto junto do cliente Bibi Calçados - empresa gaúcha que é referência nacional em calçados infantis, uma das 15 empresas mais inovadoras do sul do País, com atuação nacional e em mais de 70 países - criando uma estratégia omnichannel para aumentar os resultados das lojas físicas brasileiras, através de gatilhos e ações no digital.



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Construção do ecossistema de comunicação StarGrid

Empresa: Moove

Defesa: Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e desenvolvido, com softwares e aplicativos para diversos setores, visando tornar a rotina dos profissionais e das pessoas mais fácil e prática. Mesmo com essa realidade, ainda é muito comum ver empresas utilizando métodos analógicos para a gestão de escalas de trabalho, como a elaboração contínua de planilhas de Excel e até mesmo a construção de forma manuscrita, com papel e caneta. A StarGrid veio justamente para mudar este cenário e tornar a rotina dos gestores mais prática, dando liberdade para que eles possam exercer as demais funções do cargo. A solução que a startup proporciona, através da Inteligência Artificial, é simplificar a gestão das escalas, tornando-as totalmente automatizadas. Com isso, as organizações otimizam o tempo gasto no processo de construção de escala, tornam as operações mais eficientes, além de melhorar os indicadores de turnover, horas extras e de baixar custos com passivos trabalhistas. O desafio da Moove foi construir todo o funil de comunicação da empresa, visando melhorar o entendimento do que é a StarGrid, tornar a conversa entre a organização e o público mais fluida, além de aumentar a quantidade de potenciais clientes e levar mais leads ao time comercial. Por fim, o objetivo também estava em manter a base de leads aquecida, com conteúdos e materiais que fizessem-os entender mais sobre a empresa e levá-los a uma demonstração e, posteriormente, à compra da ferramenta.



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Projetos de Agência - Projeto E/S/G

Ser Linda É Poder

Empresa: Agência Bistrô

Defesa: Pessoas com deficiência participam de apenas 1% dos anúncios publicitários do país - dados do estudo realizado pela consultoria Elife e a agência SA365. O último censo do IBGE (2019) indica que o país tem 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 8,4% da população. Este é um mercado consumidor que participa ativamente da economia. Segundo a Essential Accessibility, pessoas com deficiência movimentam em todo o mundo aproximadamente US$ 4 trilhões por ano. No Brasil, esse montante chega a R$ 22 bilhões. Desde 2012, a Dakota formalizou o Programa Amigos Águia. Ele tem o objetivo de acolher, respeitar necessidades, integrar e profissionalizar PcDs, de modo a que possam contar com uma empresa que lhes oportuniza capacitação e espaço para desenvolvimento de carreira. Quando se trata de comunicação ao público, em 2020, no Dia Nacional da Luta das PcDs, a Dakota realizou uma ação em suas redes sociais com influenciadoras com deficiência. O objetivo era normalizar PcDs em campanhas de publicidade. A ação gerou uma repercussão positiva para a marca. Porém, algumas consumidoras aproveitaram o canal aberto de diálogo nas redes para falar sobre a necessidade de um produto também mais inclusivo. Com esses feedbacks, ficou muito claro para a Dakota: a inclusão está nos detalhes. É preciso ir além de iniciativas internas e da comunicação com o público. É necessário que a empresa pense em como a sua oferta de produtos inclui ou exclui pessoas e comunidades.



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Confirme a Democracia

Empresa: Moove

Defesa: Em mais 30 anos de eleições democráticas, nunca o sistema eleitoral foi tão atacado. De fake news sobre a segurança das urnas eletrônicas até teorias conspiratórias que beiravam o absurdo, o objetivo era colocar sob suspeita as eleições brasileiras. Desacreditar o sistema colocava em risco a credibilidade do país, tanto interna como externamente. Nunca foi tão necessário convocar o eleitor para comparecer às urnas. Mais do que exercer sua cidadania, o voto hoje é essencial para mostrar que a democracia no país é inegociável. Quanto menor for a abstenção, mais a vontade do povo terá de ser respeitada, fazendo com que qualquer possibilidade de ruptura da Constituição seja afastada. Esse momento exigia uma resposta peremptória das instituições. Desse modo, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), percebeu que era o momento de reforçar a importância da democracia nas eleições, incentivando o eleitor a exercer sua cidadania e comparecer no dia da votação.



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Manda Real

Empresa: Eyxo

Defesa: A Eyxo é uma Content Company que cria, produz e distribui conteúdos estratégicos para marcas alcançarem seus resultados. O impacto positivo está no centro do nosso modelo de negócio. Desde 2019, a Eyxo é uma Empresa B Certificada, fazendo parte de um grupo de organizações que opera com altos padrões de gerenciamento e transparência. Este trabalho está totalmente conectado ao que há de mais atual no mundo da comunicação, com o propósito de transformar e gerar impacto positivo na sociedade. Por tudo isso, acreditamos no poder das histórias. Elas são capazes de conectar realidades e dar visibilidade a bons exemplos. Sendo assim, nosso time de colaboradores tomou a iniciativa de desenvolver um projeto que fosse capaz de levar os conhecimentos e especialidades da empresa para jovens de comunidades carentes como forma de inclusão e acessibilidade a meios de formação profissional.



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Projetos de Agência - Social/Mkt de Influência

Panvel: Black Friday Pediu, Levou!

Empresa: Cadastra

Defesa: A Panvel, rede de farmácias com mais de 500 lojas na Região Sul e São Paulo, enxergou na Black Friday uma oportunidade para aumentar as suas vendas. Por isso, o time de Social Media da Cadastra construiu um planejamento com foco em criar estratégias e conteúdos para posicionar a Panvel como a melhor opção de compra na Black Friday 2021.



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Craques da Seleção

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: Apenas 3% do lixo seco é reciclado no Brasil. A Nestlé é uma indústria engajada com essa causa, tendo diversas iniciativas voltadas à reciclagem. A Nescau, por exemplo, trocou todos os seus canudos de plástico por de papel; a Iogurteria Nestlé foi a primeira a ter 100% de suas embalagens feitas a partir de plástico reciclado; e a própria Nestlé assumiu o compromisso de, até 2025, reciclar o equivalente a 100% do plástico que coloca no mercado. Além disso, a Nestlé também apoia fortemente os catadores de resíduos recicláveis, que são os responsáveis diretos por 90% do trabalho da reciclagem. Nos últimos anos, a marca apoiou com patrocínios e ações conjuntas projetos como a Carroça do Futuro, o aplicativo Cataki e outras iniciativas com a ONG Pimp My Carroça. Porém, apesar de ser reconhecida por suas ações junto à imprensa (2º maior Índice de Qualidade de Exposição na Mídia - IQEM - do mercado em sustentabilidade), a Nestlé ainda busca conquistar a liderança percebida aos olhos dos consumidores quanto à agenda de ESG. Para aumentar a associação de Nestlé com sustentabilidade, a marca precisava de uma ação de engajamento com foco no descarte correto do lixo. Tendo em vista que apenas 1 em cada 4 brasileiros faz a seleção dos seus resíduos, percebe-se que este é um desafio cultural. Como a gente poderia entrar em campo e mudar esse jogo?



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Churrasco Brahmoso

Empresa: Eyxo

Defesa: Nada combina mais com churrasco do que uma Brahma bem gelada. Essa é uma verdade que o Brasil conhece. A espuminha mais cremosa do mundo é figurinha marcada nas churrasqueiras em todos os cantos do país. E esse conceito de que todo o churrasco fica melhor com Brahma é motivo de muito orgulho, além de ser a cara dos encontros de todo o brasileiro. Mas será que é assim no país inteiro? Descobrir isso foi a nossa missão ao lado da Brahma. E, pra encontrar a resposta, nada melhor do que conversar com quem mais entende de churrasco em todo o país: o povo do Sul. Isso é porque a Brahma entende que uma churrasqueira pode proporcionar momentos inesquecíveis na vida das pessoas, e entende mais ainda a importância disso pros sulistas. Sabe qual foi o primeiro desafio? Mostrar a multiplicidades dos churrascos no sul do Brasil, entendendo quais momentos e personagens são esses que compõem o folclore do que acontece em torno da grelha, promovendo o churrasco a uma entidade nessa região.



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