VENCEDORES - SALÃO ARP

Os vencedores da categoria Projeto de Agência 2024 - Ouro, Prata e Bronze, foram entregues na noite da quinta-feira (5), durante o Salão ARP 2024, organizado pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP), na Casa NTX, em Porto Alegre.

Diante da pontuação geral dos cases submetidos à comissão julgadora, as três agências melhor colocadas em cada categoria recebem certificados de primeiro, segundo e terceiro lugar do ranking geral. Os quesitos premiados nessa modalidade são: ESG, Performance e Dados, Marketing de Influência/PR, Mídia, Inovação, Estratégia, Criatividade/Print, Criatividade/Outdoor, Criatividade/Filme e Merchandising, Criatividade/Design, Criatividade/Campanha Integrada, Criatividade/Áudio/Rádio e Criatividade/Social-Streaming.

Confira, abaixo, os vencedores:

Projetos de Agência - Projetos E/S/G


Camisa Embarrada

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: Maio de 2024: o Rio Grande do Sul vivia a maior catástrofe climática da sua história. Uma enchente alagou 90% das cidades do estado e afetou mais de 2.3 milhões de pessoas. Mas, enquanto as chuvas pararam o Brasil e o mundo, o futebol brasileiro insistiu em continuar seu calendário de jogos. Lideranças do esporte optaram pelo seguimento dos campeonatos, pensando apenas no encaixe de datas no calendário, sem se solidarizar com um estado inteiro inundado. Como um clube como o Internacional seguiria normalmente suas atividades com seu estádio e centro de treinamento cobertos pela lama? E o pior: com seus torcedores lutando pela vida, com suas casas e comunidades alagadas. Com este contexto desafiador e revoltante, o Inter, conhecido como o clube do povo do Rio Grande do Sul, resolveu se posicionar ao lado da sua gente. O desafio era gigante, do tamanho da força e da resiliência dos gaúchos.



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Seja um InfluenciaDoador

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: O tema doação de órgãos é delicado e ao mesmo tempo muito importante. Por dividir opiniões e gerar tantos debates, é essencial que as marcas se posicionem e utilizem da sua influência para entrar na conversa e inspirar positivamente a atitude do seu público. Pensando nisso, a Unimed Porto Alegre trouxe um briefing para criarmos uma campanha que aborde o tema. Graças à iniciativa de um médico cooperado, através da plataforma Unideias, esse assunto ganhou espaço e se tornou um desafio de comunicação para a marca. Com o pedido, um desejo: estimular a autodeclaração, mas também o diálogo e o compartilhamento desse desejo. Para contexto, no Brasil, mesmo com a intenção da pessoa declarada, a palavra final será de quem passará a responder por ela após a sua morte. O responsável precisa não apenas saber da sua vontade, mas também respeitar a sua decisão. E é justamente nesse contexto que está um dos maiores desafios. O tema doação de órgãos é bastante sensível para a sociedade, pode-se dizer que é um tabu para muitas pessoas. Seja por questões religiosas ou crenças a respeito da retirada de órgãos, por receios em relação ao procedimento em si ou até mesmo por falta de conhecimento e informações esclarecedoras. A melhor forma de começar a quebrar um tabu é abrir o diálogo, conversar com as pessoas sobre o assunto de forma mais recorrente, destacando a importância desse gesto, que pode e vem salvando muitas vidas todos os dias no Brasil.



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Adoção Animais

Empresa: Agência Matriz

Defesa: A maior catástrofe ambiental já vista no estado não trouxe apenas prejuízos materiais: muitos tiveram que abandonar às pressas suas casas e seus bichinhos de estimação. Milhares deles foram resgatados e foram parar em abrigos. Diante deste cenário de crise, foi necessário uma ação do Estado para a adoção de mais de oito mil pets que se encontravam em situação de abandono. Os abrigos já não atendiam mais às necessidades dos animais, os voluntários já não eram tão numerosos, as adoções começaram a minguar e as feiras de adoção já não traziam o resultado esperado. Era necessária uma ação para que a situação mudasse rapidamente.



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Projetos de Agência - Performance/Dados


Performance Black Friday/Verão

Empresa: Sobe* Comunicação e Negócios

Defesa: Diante do desafio de posicionar produtos em mercados hipercompetitivos, desenvolvemos uma estratégia de comunicação focada exclusivamente em anúncios na rede de pesquisa do Google. Com pouco tempo para estruturar as campanhas, concentramos esforços em otimizar a organização e maximizar a eficiência, mesmo diante de uma concorrência acirrada com grandes marketplaces e uma dependência total da plataforma para geração de resultados. A campanha foi ajustada para alcançar desempenho consistente ao longo do ano, sem focar na sazonalidade, mas sim em manter uma presença contínua e relevante. Essa abordagem exigiu monitoramento e ajustes constantes, garantindo que os anúncios fossem competitivos e respondessem rapidamente a variações do mercado. Diante da insegurança ao escalar resultados, aplicamos metodologias de teste e otimização que minimizaram riscos e permitiram identificar oportunidades de expansão controlada. Para mitigar a limitação da dependência de uma única plataforma, utilizamos estratégias avançadas de palavras-chave e segmentações otimizadas para capturar o maior volume de buscas qualificadas, reforçando a presença dos produtos e maximizando a exposição junto ao público-alvo. Essa campanha, mesmo com recursos limitados e alto nível de competição, conseguiu consolidar a marca em um ambiente digital desafiador e manter os resultados esperados ao longo do ano.



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Ton Growth

Empresa: Eyxo

Defesa: Ton, a marca da Stone voltada para microempreendedores, enfrentava um desafio claro: alcançar pequenos negócios e oferecer suas maquininhas de pagamento como uma solução prática e acessível. Em um mercado competitivo, o objetivo ia além das vendas rápidas; era essencial construir uma conexão duradoura com o público-alvo e fortalecer a prova social da marca. Para isso, foi necessário adotar uma abordagem que abraçasse toda a jornada de compra — desde o primeiro contato até a decisão final — gerando resultados impactantes e sustentáveis.



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Vestibular Atitus

Empresa: Global

Defesa: O setor de educação tem passado por transformações importantes nos últimos anos, principalmente em relação à modalidade de ensino: o aumento da oferta de cursos à distância (EAD) impacta significativamente na entrada de novos alunos nas instituições. A maior parte de novas matrículas vem, nos últimos anos, de ensino à distância. Porém, há anos percebe-se uma redução no volume de ingressantes, situação promovida principalmente pela crise econômica, dificuldade de financiamentos e , principalmente, pela busca por cursos mais alinhados ao mercado de trabalho e menos por graduações tradicionais que tendem a proporcionar menor retorno imediato. Entretanto, a Atitus Educação, alinhada aos novos parâmetros de mercado, promove a conexão entre o ambiente acadêmico e o mercado de trabalho através de um modelo de educação inovadora. Alinhada a uma meta de crescimento nas unidades de Passo Fundo e Porto Alegre, a Atitus lançou seu vestibular de inverno 2024 para que fosse histórico: buscou-se um crescimento de 84% em volume de leads, o que sozinho já seria um grande desafio. Porém, com a situação em que o RS se encontrou com os eventos climáticos em maio/2024 o desafio ficou ainda maior. Instituições de ensino precisaram alterar seus cronogramas e ampliar prazos de inscrições para poder atender a possíveis alunos, não sendo diferente com a Atitus. Diante do cenário em que nos encontramos, foi necessário agir rapidamente para garantir que os resultados fossem alcançados.



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Projetos de Agência - Mkt de Influência/PR


Diva do Carnaval Stone

Empresa: Eyxo

Defesa: Contexto A Stone é uma das principais fintechs da América Latina, presente em mais de 5.500 cidades no Brasil. Mais que uma instituição financeira, conquistaram uma imagem popular e acessível, ao lado de mais de 3 milhões de lojistas, posicionando-os como parceiros dos negócios e da vida financeira dos brasileiros. No Carnaval de 2024, enfrentaram uma grande crise de imagem: vídeos pessoais de uma colaboradora foram postados por engano nos stories do Instagram da empresa. Em poucas horas, o caso viralizou, chegou aos trending topics e gerou críticas, com muitos questionando se haveria demissão. No Brasil, o Carnaval é símbolo de liberdade e diversão, enquanto o desemprego é uma preocupação que atinge milhões. O desafio, então, era encontrar um caminho que não só defendesse a colaboradora, mas também reforçasse a imagem da Stone como uma marca humana, pronta para responder rapidamente, mesmo em meio à folia.



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Collab Saccaro + Rafaela Furlanetto

Empresa: WT.AG

Defesa: A Saccaro, marca de móveis renomada por sua excelência artesanal e tradição de mais de 77 anos, procurava uma forma de inovar e expandir seu alcance sem perder seu DNA de sofisticação e personalização. O desafio era fortalecer a presença da marca e explorar novas abordagens que agregassem valor ao seu público fiel, ao mesmo tempo em que atraísse um novo público interessado em design e moda. Com isso em mente, a Saccaro uniu-se a Rafaela Furlanetto, diretora criativa da marca de calçados Vicenza, conhecida por seu estilo único e autenticidade. Essa colaboração, promovida pela WT.AG, visava criar uma linha de móveis personalizados para a área externa da casa de Rafaela, explorando a combinação de moda e mobiliário para atrair diferentes perfis de consumidores. Além disso, o projeto buscava gerar discussões e interações nas redes sociais, fortalecendo o engajamento e promovendo uma imagem de inovação para ambas as marcas, ao mesmo tempo em que destacava o compromisso com a personalização e o design exclusivo.



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Camisa Embarrada

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: Maio de 2024: o Rio Grande do Sul vivia a maior catástrofe climática da sua história. Uma enchente alagou 90% das cidades do estado e afetou mais de 2.3 milhões de pessoas. Mas, enquanto as chuvas pararam o Brasil e o mundo, o futebol brasileiro insistiu em continuar seu calendário de jogos. Lideranças do esporte optaram pelo seguimento dos campeonatos, pensando apenas no encaixe de datas no calendário, sem se solidarizar com um estado inteiro inundado. Como um clube como o Internacional seguiria normalmente suas atividades com seu estádio e centro de treinamento cobertos pela lama? E o pior: com seus torcedores lutando pela vida, com suas casas e comunidades alagadas. Com este contexto desafiador e revoltante, o Inter, conhecido como o clube do povo do Rio Grande do Sul, resolveu se posicionar ao lado da sua gente. O desafio era gigante, do tamanho da força e da resiliência dos gaúchos.



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Projetos de Agência - Mídia


Adoção Animais

Empresa: Agência Matriz

Defesa: Após as enchentes que atingiram o estado em maio, muitos animais ficaram desabrigados. Em julho, quando a Matriz iniciou o trabalho da campanha, segundo dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, havia mais de 8 mil animais espalhados por 365 abrigos no Rio Grande do Sul, em sua maioria temporários, geridos e mantidos por voluntários, e concentrados principalmente na região metropolitana de Porto Alegre. Esses espaços foram criados em caráter emergencial para atender à necessidade imediata de abrigamento dos animais resgatados nas áreas atingidas pelas enchentes. Contudo, com o passar do tempo, essas estruturas não supriam mais as necessidades desses cães e gatos. A médio e longo prazo, a situação se tornaria ainda mais caótica, visto que os animais não poderiam permanecer indefinidamente nesses locais improvisados. Os animais que permaneceram para adoção são mais velhos, de porte M e G e, alguns, com questões mais graves de saúde. O grande desafio foi sensibilizar as pessoas capazes de adotar esses animais. Entendendo que a população que inicialmente se sensibilizou com o assunto já havia realizado adoções, o Governo do Estado em conjunto com a FAB, começou a organizar o envio destes bichinhos para adoção também em outros estados e, com isso, a campanha precisava atingir não só a população gaúcha, mas também de outras cidades do Brasil entendidas como prioritárias.



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Matrículas 2024

Empresa: Agência Matriz

Defesa: A rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul precisava promover as matrículas para o ensino fundamental e médio. O desafio da comunicação era bastante abrangente no sentido de termos mensagens diferentes para diferentes cidades do estado e, em ambos casos, impactar o público de pais e alunos dos anos finais do ensino médio. Em algumas cidades era oferecido turno integral e em outras não. Com um estado tão grande quanto o nosso e com o desafio de mostrar para o jovem a importância de manter-se na escola ou voltar a estudar, em um cenário sabidamente limitador para o público que frequenta a rede estadual, havia necessidade de clareza e otimismo na mensagem.



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Campanha Zaffari Verão 2024 | Verão perfeito é bem do seu jeito.

Empresa: Agência Matriz

Defesa: Com a chegada do verão de 2024, o Zaffari tinha o objetivo de se conectar de forma estratégica com dois perfis de consumidores gaúchos: aqueles que permanecem em Porto Alegre durante os meses mais quentes, e aqueles que se deslocam para o litoral nos finais de semana ou para as férias. A tradição de ir para a praia é forte no RS, especialmente na capital, e isso orientou o desenvolvimento de uma campanha que destacasse a versatilidade do Zaffari como parceiro ideal para ambos os públicos. A ideia era mostrar que, independentemente de onde o cliente estivesse, o Zaffari oferecia todas as opções para um verão "bem do seu jeito".



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Projetos de Agência - Inovação


VIAGEM SEGURA - O MELHOR ITEM DE SEGURANÇA É A SUA ATITUDE / FILMAGEM SEGURA

Empresa: Agência Escala

Defesa: Depois de intensas campanhas de conscientização, implementadas durante a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, o Brasil vinha obtendo reduções significativas nos números de acidentes e vítimas fatais nas estradas ano após ano. Porém, no período pós-pandemia, estas ocorrências no país e no Rio Grande do Sul voltaram a crescer. Coincidentemente, esse acréscimo foi verificado entre os anos de 2019 e 2022, período em que a política Viagem Segura do Governo do Estado do RS esteve pausada. Em dezembro de 2023, iniciava-se mais um período de grande fluxo nas estradas, fazendo-se necessária a realização de uma campanha de conscientização de condutores. Neste cenário, surgem importantes questionamentos. Com tantos filmes já veiculados historicamente, qual abordagem poderia sensibilizar os condutores a ponto de gerar uma mudança de atitude, principalmente em relação ao excesso de velocidade nas estradas? Como podemos filmar um carro em alta velocidade sem estarmos infringindo as leis? Se o conceito da nossa campanha é “O melhor item de segurança é a sua atitude”, essa atitude não deveria fazer parte do nosso processo de produção?



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Experiência do Paciente

Empresa: Sobe* Comunicação e Negócios

Defesa: O Hospital Santa Cruz é a principal referência em saúde para o Vale do Rio Pardo, atendendo uma população de 500 mil habitantes em 25 municípios. Com um fluxo diário de aproximadamente 2.500 pessoas, incluindo pacientes, visitantes, médicos e acompanhantes, a instituição conta com 900 colaboradores atuando 24 horas por dia para garantir o atendimento de qualidade.



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(un)Summit

Empresa: Eyxo

Defesa: O Ecosys (un)Summit é um evento inovador e multidisciplinar, centrado nas temáticas de Ciência, Arte e Espiritualidade. Criado pela (un)holding Ecosys, que valoriza a colaboração entre especialidades para fomentar a inovação na economia criativa, o evento busca romper a fragmentação de conhecimento e promover reflexões sobre o papel da humanidade em um futuro mais inclusivo, sustentável e diverso. Para comunicar esses conceitos de forma autêntica e inspiradora, a organização do evento enfrentou o desafio de criar uma campanha que transmitisse os valores de inovação e disrupção com recursos financeiros limitados, impossibilitando grandes investimentos em produção e mídia tradicional. Foi nesse contexto que surgiu o Manifesto (un)Summit, uma peça criada para engajar e conectar o público-alvo ao propósito do evento, utilizando inovação e criatividade como principais ativos para compensar a falta de recursos.



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Projetos de Agência - Estratégia


Camisa Embarrada

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul viveu a maior catástrofe climática da sua história. Uma enchente alagou mais de 90% das cidades do estado, afetando diretamente a vida de mais de 2.3 milhões de pessoas. A tragédia deixou mais de 700 mil desabrigados, o drama da população gaúcha ganhou repercussão nacional e internacional. Enquanto a enchente parou o Brasil, o nosso futebol insistiu em não parar. Dirigentes de grandes clubes, membros da Confederação Brasileira de Futebol e autoridades do esporte se posicionaram contra qualquer tipo de medida para paralisar os campeonatos. O assunto foi debatido nos maiores programas e canais de esporte e se tornou uma pauta importantíssima. Afinal, como um time de futebol vai conseguir entrar em campo enquanto seus funcionários, torcedores e familiares estão embaixo d 'água, lutando pela vida? Como um clube vai seguir cumprindo o calendário enquanto seu estádio e seu centro de treinamento, e até seus uniformes estão cobertos de lama e barro? Mesmo com a maioria de apoiadores por uma grande paralisação, o Campeonato Brasileiro parou por apenas duas semanas e as competições sul-americanas seguiram seus calendários com alguns dias de atraso, como se nada estivesse acontecendo. Neste contexto, o Sport Club Internacional, foi obrigado a voltar a campo em meio às enchentes. E com um grande desafio: se posicionar de forma crítica ao seguimento dos jogos, mostrando para o mundo a real gravidade da tragédia que seguia acontecendo.



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Para sempre uma estrela

Empresa: Sobe* Comunicação e Negócios

Defesa: A Pioneer celebrou o híbrido mais importante de sua história com uma campanha à altura. Lançado em 2001, o 30F53 foi o primeiro híbrido a superar 200 sacas por hectare no Brasil, tornando-se um marco na agricultura. Em 2024, a última sacaria do 30F53 foi produzida, abrindo caminho para os novos sucessos da marca.



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INDO ALÉM DO PLANEJADO

Empresa: Agência Escala

Defesa: O ano de 2024 foi marcado pelos 85 anos da Todeschini, empresa de móveis planejados de alto padrão da Serra Gaúcha. Para enaltecer o momento e alavancar o negócio (gerar leads quentes, visitas às lojas, maior número de orçamentos e vendas, e atrair novos franqueados), a marca buscava reafirmar seu posicionamento premium, conquistar prestígio diante dos possíveis clientes para reduzir a médio e longo prazo a dependência dos especificadores (arquitetos), e fazer frente aos principais concorrentes (Florense, Dell Anno e Bontempo), protagonistas de uma acirrada disputa pelo público AA. O segmento, que mira encantar o 1% dos consumidores de maior poder aquisitivo, com patrimônio superior a R$1 milhão e renda acima dos R$80 mil, é marcado por diversas ações para sustentar uma imagem de alto valor agregado, além de buscar inspiração nas grandes marcas internacionais. Seu público decisivo, majoritariamente feminino, se caracteriza por ter familiaridade com as melhores referências de moda e arte em geral, tornando esse perfil rico também em repertório de alto padrão. A Todeschini, que trabalhou intensamente nos últimos anos para reposicionar seu produto (deixando definitivamente no passado a especialidade em cozinhas populares), entregando aos clientes design, alta sofisticação e tecnologia, não comunicou isso de forma clara e consistente, limitando seu impacto. Assim, nosso desafio era aprimorar a lembrança de marca e chancelar suas principais qualidades.



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Projetos de Agência - Criatividade - Print


Expoagas 2024 | Superação é a nossa marca

Empresa: Agência Matriz

Defesa: A Expoagas 2024, organizada pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), aconteceu entre 20 e 22 de agosto na FIERGS, em Porto Alegre, em um dos momentos mais difíceis da história do Rio Grande do Sul. Após as enchentes que atingiram o estado, a necessidade de apoio e reconstrução se tornou prioridade. Dessa forma, a AGAS assumiu um papel de liderança nesse processo, auxiliando na recuperação de centenas de operações supermercadistas impactadas. Assim, a realização da Expoagas 2024 simbolizou a superação das adversidades e a força de um setor que não se rende, destacando a importância de seguir em frente e retomar a economia. Além de promover a feira, a campanha criada para a Expoagas 2024 também tinha o objetivo de transmitir uma mensagem de união e resiliência do setor supermercadista que, apesar das dificuldades, mostrou-se unido na reconstrução do Rio Grande.



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Campanha Varejo

Empresa: Global

Defesa: Em um processo de expansão da atuação da Sulgás na cidade de Porto Alegre, a companhia responsável pela distribuição de gás natural tem crescido exponencialmente. Conforme a rede de gás cresce, surge a necessidade de comunicar a possibilidade de instalação do gás natural em novas regiões da cidade. Após uma primeira campanha com foco nos diferenciais do produto, em 2024 a Sulgás trouxe a necessidade de um novo tom de comunicação, visando estimular a troca do sistema de gás para o gás natural. Com três públicos alvo, zeladores e porteiros, síndicos e moradores, construímos uma nova narrativa para apoiar o argumento já consolidado pela marca de que “chegou a hora de trocar o gás”.



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Sesc – Festival de Música de Pelotas

Empresa: Competence Comunicação e Marketing

Defesa: Nosso desafio foi desenvolver uma campanha criativa e envolvente para a 12ª edição do Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas-RS, buscando destacar o evento como referência cultural e artística de música erudita.



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Projetos de Agência - Criatividade - Outdoor


Muro dos Pedidos

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: Construído na década de 70 em Porto Alegre, como parte do sistema de proteção contra cheias do Guaíba, o Muro da Mauá se estende por 2,6 km da Avenida Mauá, com 3 metros de altura. Em 2022, sua estrutura foi revitalizada e o muro ressignificado, virando um espaço de mídia e arte e cultura. Então, veio o Maio de 2024, e durante o maior desastre climático da história do Rio Grande do Sul, o Muro virou um símbolo de resistência frente à força das águas. Diariamente, o local foi cenário de reportagens do Brasil e do mundo, primeiro servindo para a medição de altura da cheia, depois ganhando reforço em sua estrutura e por fim sendo dramaticamente superado. Quando a água baixou, as estruturas de arte e mídia estavam todas danificadas e ficaram semanas em reforma. Para a reinauguração desse espaço tão simbólico e importante, quando os gaúchos ainda estavam enfrentando os efeitos das enchentes, o Consórcio Novo Muro da Mauá precisava de uma ação à altura deste momento histórico.



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Gigantes da Praia

Empresa: W3haus

Defesa: Tal qual aves migratórias, o gaúcho já está habituado: no verão, é hora de bater asas em direção ao litoral. E o nosso desafio para Tramontina, que já tem uma campanha consistente há anos voltada para o varejo, a Temporada Tramontina, foi, em primeiro lugar, gerar a lembrança de marca nas pessoas que frequentam o litoral gaúcho e, de forma secundária, fazer com que mais pessoas conheçam a Temporada Tramontina, para que possam considerar a compra de produtos da marca.



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Beira-Hülse

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: Com a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul e a inundação em Porto Alegre que atingiu em cheio o estádio Beira-Rio, o Inter ficou sem poder jogar em casa na retomada dos jogos do Campeonato Brasileiro. Porém, a campanha de engajamento do clube com a torcida veiculada em diferentes meios, inclusive nas placas publicitárias em volta do gramado, trazia o chamamento: Vamos ganhar no grito do Beira-Rio. O desafio era: como manter o espírito aguerrido da campanha e dar continuidade a essa convocação mesmo com o time jogando fora de casa, criando o clima de apoio que a equipe recebia no seu estádio?



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Projetos de Agência - Criatividade - Filme/merchandising


Sempre Nova 2024 - Pra cada Brasileira, uma Ipanema

Empresa: Eyxo

Defesa: Ipanema é a marca lembrada quando as consumidoras procuram algo diferente, algo a mais que uma simples sandália ou chinelo. Em 2024, fomos desafiados a destacar esse valor da marca, mas com uma meta ambiciosa de 11,4 milhões de pares vendidos e sem o apoio de uma celebridade. O protagonismo, então, não estaria em um rosto famoso, mas no próprio produto – uma linha de sandálias que trazem atitude, moda e personalidade. Nosso objetivo era dar à Ipanema uma posição única no mercado, consolidando-a como uma escolha distinta, criativa e conectada com o público. Mais que apenas sandálias, cada par de Ipanema precisava transmitir pluralidade e brasilidade, falando diretamente com as mulheres brasileiras que buscam um estilo autêntico e acessível. Além disso, era essencial tirar espaço da concorrência, reforçando o desejo de marca com uma abordagem que colocasse as consumidoras como protagonistas da campanha "Sempre Nova".



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Ter com quem contar - Histórias

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: O Sicredi, uma instituição financeira, tem como missão promover a prosperidade dos seus associados e das comunidades onde atua. Em 2023, em um cenário de intensa digitalização e competição no setor financeiro, o desafio era se destacar em um mercado que prioriza a automação e o fechamento de agências. O Sicredi seguiu na contramão, ampliando sua presença física e mantendo um atendimento focado na proximidade e empatia. O objetivo era ressaltar seu diferencial: um relacionamento humano e autêntico, centrado nos associados. Em um setor marcado pela transação impessoal, comunicar essa abordagem de forma impactante tornou-se a principal meta. A estratégia buscou posicionar o Sicredi como mais do que uma instituição financeira: um parceiro de confiança que entende e apoia as conquistas e superações de seus associados, evidenciando que não é apenas um banco tradicional, mas um elo de prosperidade que coloca as pessoas no centro de suas decisões.



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Vamos Prosseguir

Empresa: Moove

Defesa: Na pior tragédia climática do Rio Grande do Sul, o Banrisul articulou o mais abrangente programa de recursos emergenciais para milhares de gaúchos que foram atingidos na enchente, por meio da suspensão de parcelas devidas e das facilidades para acesso a crédito. Disponibilizou R$ 7 bilhões em capital de giro para as empresas afetadas, o que foi essencial para a manutenção dos empregos. Além disso, doou R$ 25 milhões para o setor cultural, para a recuperação dos prédios históricos atingidos pela enchente e a retomada da produção cultural local. Porém, percebeu-se que tão importante quanto o auxílio financeiro do Banrisul era levar ao público uma mensagem de força e esperança para o futuro, que tocasse o coração dos gaúchos. Esse foi o desafio entregue à agência Moove.



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Projetos de Agência - Criatividade - Design


Camisa Embarrada

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul viveu a maior catástrofe climática da sua história. O drama da população gaúcha ganhou repercussão no país inteiro. Mas o futebol insistiu em não parar. Dirigentes de grandes clubes, membros da CBF e autoridades do esporte se posicionaram contra qualquer tipo de medida para paralisar os campeonatos. Como um time de futebol vai conseguir entrar em campo enquanto seus funcionários, torcedores e familiares estão embaixo d 'água? Como um clube vai seguir cumprindo o calendário enquanto seu estádio e seu centro de treinamento estão cobertos de lama e barro (com prejuízo estimado de R$ 35 milhões)? Como o “clube do povo”, enfrentando a sua própria crise financeira e humanitária, poderia se posicionar com uma ação de impacto, chamar atenção para a tragédia, protestar contra a insensibilidade e ajudar na reconstrução do RS?



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Nova Marca

Empresa: Agência Matriz

Defesa: A Agência Matriz está há 24 anos no mercado de comunicação e, ao longo da nossa história, sempre atendemos grandes clientes com atuação regional e nacional. Analisando as mudanças exponenciais do mercado e a nossa antiga identidade, percebemos que era preciso mudar por fora para refletir o que somos por dentro, ou seja, resgatar a essência que faz parte do DNA da empresa: a emoção em tudo que fazemos.



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Outubro Rosa 2024

Empresa: Global

Defesa: Segundo dados do INCA (2022), no Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões. E especialmente no RS e em SC, o dado é ainda mais assustador, pois estes são os Estados com o maior número de casos e de mortes pela doença no país. É difícil falar em prevenção, mas segundo o INCA, alguns fatores de risco são comportamentais, como a falta de atividade física, o excesso de peso corporal e o consumo de bebidas alcóolicas em excesso. Nesse contexto, a Água da Pedra - marca com foco nos mercados do RS e SC e que ano após ano, vem chamando atenção para a causa com diversas iniciativas, como por exemplo, a sazonal tampinha cor de rosa no produto - entendeu que era a hora de fazer mais. Se o câncer de mama é uma ameaça silenciosa que assombra sem distinção, chamar a atenção para a causa conscientizando o maior número de pessoas possível, é um ato de cuidado com a sociedade como um todo.



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Projetos de Agência - Criatividade - Campanha Integrada


Camisa Embarrada

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: Maio de 2024: o Rio Grande do Sul vivia a maior catástrofe climática da sua história. Uma enchente alagou 90% das cidades do estado e afetou mais de 2.3 milhões de pessoas. Mas, enquanto as chuvas pararam o Brasil e o mundo, o futebol brasileiro insistiu em continuar seu calendário de jogos. Lideranças do esporte optaram pelo seguimento dos campeonatos, pensando apenas no encaixe de datas no calendário, sem se solidarizar com um estado inteiro inundado. Como um clube como o Internacional seguiria normalmente suas atividades com seu estádio e centro de treinamento cobertos pela lama? E o pior: com seus torcedores lutando pela vida, com suas casas e comunidades alagadas. Com este contexto desafiador e revoltante, o Inter, conhecido como o clube do povo do Rio Grande do Sul, resolveu se posicionar ao lado da sua gente. O desafio era gigante, do tamanho da força e da resiliência dos gaúchos.



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Adoção Animais

Empresa: Agência Matriz

Defesa: Após as enchentes que atingiram o estado em maio, muitos animais ficaram desabrigados. Para acolhê-los, 365 abrigos e lares temporários abriram suas portas. Concentrados em grande parte na região metropolitana de Porto Alegre, esses espaços foram criados em caráter emergencial para atender à necessidade do momento. No entanto, com o passar do tempo, essas estruturas não atendiam mais ao que os cães e gatos resgatados precisavam. Uma situação que se tornaria insustentável a médio e longo prazo e que só pôde ser trabalhada através de uma campanha que ajudou cerca de 3.500 animais a encontrarem um lar em Porto Alegre e em Canoas, cidades com o maior número de bichinhos. Na fila da adoção, grande parte dos animais eram mais velhos, de porte M e G, e alguns tinham questões mais graves de saúde. Nesse cenário, o grande desafio foi sensibilizar pessoas capazes de adotar os animais.



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Expointer 2024

Empresa: Agência Matriz

Defesa: Em maio deste ano, o Rio Grande do Sul vivenciou a maior catástrofe climática da sua história. Um evento que atingiu diversas cidades por todo o estado e, consequentemente, o agronegócio gaúcho. Segundo levantamento da Emater, mais de 206 mil propriedades rurais foram afetadas pelas enchentes, com perdas na produção e na infraestrutura. A Expointer é considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina e sua realização em 2024, mesmo diante da catástrofe, seria o sinal de uma retomada econômica. Mesmo com todas as intempéries, a expectativa era de uma grande feira, com a presença de um público diversificado, com eventos e uma programação inédita, atraindo vários segmentos do mercado agro. A mensagem deste ano precisava transmitir a solidariedade, a união e a reconstrução do nosso estado, com foco na superação de todos os gaúchos.



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Projetos de Agência - Criatividade - Áudio/Rádio


Soprano (e muito +)

Empresa: Agência Batuca

Defesa: A Soprano realizou o seu desejo de ser conhecida em todo o Brasil como solução para casa e construção. Mas, tivemos uma pergunta recorrente: será que as pessoas conseguem reconhecer os produtos Soprano que tem em suas casas e locais de trabalho? Como resposta criamos uma robusta campanha que conta com um jingle que ajuda a elucidar essa questão. Tivemos um maior desafio que foi concentrar em poucos segundos, e de forma musicada, a variedade e a quantidade de produtos disponíveis no portfólio da marca. E mais: precisávamos superar o hit que foi o jingle da campanha anterior que colocou como um verdadeiro chiclete nos ouvidos de todos. A música tema da campanha precisava ter personalidade própria, funcionar desde a primeira audição, ser simpática, divertida e despertar aquela vontadezinha de balançar os ombros e cantar junto. O jingle além de ser cantado precisava encantar e mostrar a potencialidade do portfólio de produtos da Soprano.



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Sempre Nova 2024 - Pra cada Brasileira, uma Ipanema

Empresa: Eyxo

Defesa: Ipanema é a marca lembrada quando as consumidoras procuram algo diferente, algo a mais que uma simples sandália ou chinelo. Em 2024, fomos desafiados a destacar esse valor da marca, mas com uma meta ambiciosa de 11,4 milhões de pares vendidos e sem o apoio de uma celebridade. O protagonismo, então, não estaria em um rosto famoso, mas no próprio produto – uma linha de sandálias que trazem atitude, moda e personalidade. Nosso objetivo era dar à Ipanema uma posição única no mercado, consolidando-a como uma escolha distinta, criativa e conectada com o público. Mais que apenas sandálias, cada par de Ipanema precisava transmitir pluralidade e brasilidade, falando diretamente com as mulheres brasileiras que buscam um estilo autêntico e acessível. Além disso, era essencial tirar espaço da concorrência, reforçando o desejo de marca com uma abordagem que colocasse as consumidoras como protagonistas da campanha "Sempre Nova".



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CONTA DIGITAL BANRISUL POR LUÍSA SONZA

Empresa: Agência Escala

Defesa: O Banrisul, banco tradicional e amplamente conhecido pelos gaúchos, é fortemente alinhado às tradições e à cultura do Rio Grande do Sul. Embora a segurança e a solidez sejam atributos desejáveis para uma instituição financeira, essa tradição também representa um desafio: historicamente, o Banrisul é visto como menos moderno do que outros bancos. Mesmo com uma oferta de produtos e serviços digitais competitivos, a instituição percebeu a necessidade de mudar essa visão, especialmente entre o público jovem. Em 2024, com o lançamento da Conta Digital Banrisul, surgiu uma oportunidade importante para transformar essa percepção. A conta pode ser aberta pelo aplicativo em poucos minutos, sem comprovantes, sem burocracia e com cartão de crédito. Para comunicar essas qualidades e engajar o público jovem, escolhemos Luísa Sonza como protagonista para refletir ao mesmo tempo modernidade e o amor à raízes gaúchas, e, claro, para atribuir um ritmo único e contagiante à campanha.



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Assinaturas Verão GZH 2024

Empresa: Eyxo

Defesa: A Campanha de Assinaturas Verão GZH 2024 enfrentou o desafio de combater a desconexão do público com as notícias durante o verão. Muitos gaúchos se afastam das informações, preferindo lazer no litoral ou viagens, o que facilita a desinformação. GZH, o jornal digital do Grupo RBS, reúne as principais notícias do Rio Grande do Sul e do mundo, com um time de colunistas que oferece profundidade em temas relevantes para os gaúchos. A campanha visava mostrar a importância de se manter atualizado durante as férias e destacar o valor da assinatura como uma ferramenta prática. O objetivo era reverter a tendência de desconexão e mostrar que a informação confiável faz parte de um verão consciente e bem-informado, com a GZH sempre presente, trazendo as notícias locais e globais com perspectiva regional.



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PAJADA SEMANA FARROUPILHA

Empresa: Agência Escala

Defesa: A Semana Farroupilha é um evento muito importante para reforço de marca no Rio Grande do Sul, visto que a cultura e as tradições locais desempenham papel fundamental na identidade do seu povo. E, num cenário onde a concorrência no varejo é muito acirrada, a Lojas Colombo, marca que nasceu no RS, tem toda a propriedade para falar com os gaúchos da forma que só eles entendem, gerando um grande vínculo emocional. Em 2024, o desafio de fazer uma campanha de semana farroupilha era enorme, pois os gaúchos tinham acabado de passar pela maior tragédia climática de sua história. Era preciso então resgatar o orgulho de ser gaúcho, falar de tudo que a Lojas Colombo e o povo gaúcho foram capazes de superar juntos e trazer uma mensagem leve, mas, ao mesmo tempo, contundente, ressaltando a força e o otimismo do nosso povo.



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Projetos de Agência - Criatividade - Social/Streaming


Seja um InfluenciaDoador de Órgãos

Empresa: HOC - House of Creativity

Defesa: A Unimed POA possui um programa destinado a colaboradores e cooperados chamado Unideias, onde as pessoas podem sugerir projetos. A partir de uma proposta inscrita por um médico, surgiu a ideia de uma campanha sobre Doação de Órgãos, que estimule a autodeclaração e o compartilhamento da decisão de ser doador, aumentando assim o número de doadores. Mas por que estimular a autodeclaração? Porque mesmo que uma pessoa queira ser doadora no Brasil, a palavra final será da família. Nesse contexto é que está um dos maiores desafios: entre os principais fatores para a não concretização da doação está a recusa familiar, que hoje é de 49%. O tema doação de órgãos é bastante sensível, um tabu para a sociedade. Seja por questões religiosas ou crenças, por receios quanto ao procedimento em si ou até mesmo por falta de informações esclarecedoras. A melhor forma de começar a quebrar um tabu é abrir o diálogo de forma mais recorrente, destacando a importância desse gesto que salva muitas vidas.



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Leve no sabor. Leve na consciência.

Empresa: e21

Defesa: O consumo de bebidas alcoólicas tem reduzido entre a geração Z: 62% já pensaram em reduzir o consumo de álcool e muitos outros nem consomem. Sabendo disso, a Cooperativa Vinícola Garibaldi lançou o primeiro Prosecco Zero Álcool do Brasil e nós precisávamos encontrar uma forma de comunicar o lançamento para esse público jovem.



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Dia da Lingerie

Empresa: WT.AG

Defesa: A Liz, marca brasileira de lingerie que prioriza o conforto e o bem-estar feminino, identificou um desafio crucial: conscientizar as mulheres sobre a importância de usarem o tamanho correto de sutiã, um problema que afeta 80% das consumidoras. Mesmo com o aumento da popularidade do conforto no mercado, muitas mulheres ainda normalizam o desconforto causado pelo uso incorreto de lingerie. Para a Liz, era essencial não apenas corrigir essa percepção, mas também afirmar-se como referência em conforto autêntico. A marca desejava sensibilizar o público sobre os impactos do desconforto íntimo e reforçar sua posição como uma aliada das mulheres, oferecendo soluções práticas e tecnológicas, como o Fit Sense, e promovendo uma relação mais saudável e positiva com o próprio corpo.



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Manifesto Matriz

Empresa: Agência Matriz

Defesa: Há 24 anos no mercado de comunicação nós, da Agência Matriz, atendemos a grandes clientes com atuação regional e nacional. Foi comparando as mudanças exponenciais do setor com a nossa identidade que sentimos a necessidade de mudar por fora para refletir o que somos por dentro. Para isso, precisávamos resgatar a essência que faz parte do nosso DNA: a emoção em tudo o que fazemos.



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